PESQUISA DE CRISTAIS NO LÍQUIDO SINOVIAL


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Gota
A produção excessiva de ácido úrico (O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo através da digestão das proteínas) pode resultar de anormalidades dos sistemas enzimáticos que regulam o metabolismo das purinas, já que o ácido úrico é o produto final da degradação das purinas.

Quando ocorrem alterações nesses processos, há acúmulo de ácido úrico em forma de cristais e tofos gotosos nas articulações, originando a “gota”.

A Gota é uma artrite inflamatória que atinge em especial homens de meia idade e com pequena frequência as mulheres depois da menopausa. Vários fatores favorecem o ataque da gota primária, como exemplo: o trauma, o excesso alimentar rico em purinas, medicamentos, bebidas alcoólicas e intervenções cirúrgicas.

“Pesquisa de cristais no líquido sinovial” Esses cristais se apresentam em feixes ou como agulhas intra e extracelulares, como podemos observar nas setas das imagens, mesmo! sem luz polarizada. (é recomendada a luz polarizada para melhor identificação dos cristais).

A identificação de cristais de ácido úrico no líquido sinovial, ou no aspirado de um tofo, é considerada o padrão ouro para o diagnóstico definitivo de gota.

*Não confundir com “gota serena”!

Amaurose ou Gota Serena é a perda total da visão, sem lesão no olho em si, mas com afecção do nervo óptico ou dos centros nervosos, podendo afetar a visão de um ou ambos os olhos, secundariamente a doença diabética.

« Voltar